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Sábado, 23 Fevereiro 2019 12:27

Excesso de açúcar em refrigerantes e sucos: faz mais mal do que você imagina!

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Não dá para fugir: muitas casas brasileiras costumam ter refrigerantes e sucos de caixinha em suas geladeiras. Consumimos essas bebidas praticamente como água, seja no dia a dia, festas ou outros eventos comemorativos.

O refrigerante é uma das bebidas mais famosas do mundo. Porém ele é cheio de corantes, conservantes e muito açúcar. É justamente esse excesso de açúcar o responsável por muitos malefícios para a saúde. 

Ficou curioso? Então entenda no post de hoje as quantidades que isso representa, os danos que podem trazer para seu organismo e como substituir cada um deles. Vamos juntos nessa?

Qual a quantidade de açúcar presente nessas bebidas?

Como você já sabe, os refrigerantes têm um excesso de açúcar de assustar! Para ter uma noção melhor, um copo de 200 ml contém, aproximadamente 25 gramas de açúcar — o que representa cerca de 4 colheres. É muita coisa!

Essa medida representa a quantidade de açúcar que você deve ingerir por dia (levando em conta adultos saudáveis com ingestão média de 2000 kcal).

Isso significa que tomar 4 copos pequenos enquanto está em uma festa ou no cinema pode representar um grande estrago para o organismo. Assustador, não é mesmo?

E tem mais: quem pensa que o suco de caixinha pode ser um bom substituto está muito enganado! O excesso de açúcar nessas bebidas está no mesmo nível dos refrigerantes. Então, é fundamental repensar a estratégia e procurar alternativas mais saudáveis.

Quais são os danos causados pelo excesso de açúcar?

Agora que você já sabe que os refrigerantes e sucos de caixinha têm muito açúcar, é bem provável que esteja se perguntando quais danos esse carboidrato pode trazer.

Antes de conhecer alguns efeitos, é bom saber que o açúcar oferece apenas calorias vazias para o organismo. Isso significa que ele não tem vitaminas nem minerais, ou seja, não agrega em nada para o bom funcionamento do corpo.

Veja agora alguns danos que o excesso de açúcar pode trazer!

1. Aumenta o peso

O alto consumo de açúcar tem um reflexo direto no peso. Nada mais natural, já que o corpo apresenta dificuldade em metabolizar toda a glicose que foi consumida — o que é acumulado em forma de gordura.

Portanto, se quer um controle efetivo no peso, é preciso controlar o consumo de açúcar!

Somado a isso, não poderíamos deixar de falar da diabetes. Embora não exista uma relação direta entre quantidade de açúcar consumida e a doença, o excesso de açúcar não é nada favorável nesse tipo de situação.

2. Provoca o vício

O consumo de açúcar também pode viciar — especialmente o branco.

Por estimular a produção da dopamina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, o organismo acaba se viciando com o consumo.

3. Favorece o aparecimento de outras doenças

O consumo de açúcar também pode ser a porta de entrada para outras doenças. Alguns exemplos são: 

- diabetes;

- colesterol alto;

- gastrite;

- obesidade;

- câncer

- prisão de ventre.

4. Compromete a saúde bucal

Quem come muito açúcar precisa ter um cuidado a mais com a saúde bucal.

A explicação para isso é que o acúmulo de açúcar na boca pode favorecer o aparecimento de cáries e outros problemas, como gengivite e mau hálito. Isso acontece porque esse é um dos principais alimentos para que as bactérias se multipliquem na boca.

5. Reduz a memória

É isso mesmo: consumir muito açúcar pode fazer com que a sua memória fique prejudicada.

Somado a isso, ele dificulta o aprendizado e reduz os rendimentos nos estudos. Como isso não é nada bom, esforce-se para controlar o consumo.

Como fazer a substituição?

Como o refrigerante e o suco de caixinha são os principais vilões do alto consumo de açúcar, é interessante pensar em alternativas.

Existem algumas bebidas incríveis que podem substituí-los da sua dieta. É claro que cortar o hábito pode ser difícil no início, mas algumas outras podem ajudar no processo. Conheça algumas opções abaixo!

1. Água

A água é muito importante para o funcionamento do organismo, facilitando processos como digestão, absorção e funcionamento geral do corpo.

O grande segredo é se esforçar um pouco em um primeiro momento e, em poucos dias, já começar a se acostumar!

Uma excelente dica, a propósito, é começar a andar com uma garrafinha por perto para ir desenvolvendo esse saudável hábito de vida.

2. Sucos naturais

Além de serem saborosos, os sucos naturais trazem os benefícios da própria fruta. Portanto, tente substituir os refrigerantes por essa opção mais saudável. E lembre-se de que adicionar açúcar à bebida não é uma boa ideia!

Compre algumas frutas e tenha as opções sempre em casa. Essa é a melhor maneira de evitar o consumo de refrigerante sempre que abrir a geladeira!

3. Suco gaseificado

Se você gosta do sabor do refrigerante e da sensação que o gás traz, então também temos uma alternativa. O suco gaseificado é mais parecido com a bebida adocicada, mas conta com um perfil mais saudável.

A ideia aqui é misturar a água com um suco de fruta e… Pronto! A bebida já pode ser saboreada.

4. Água de coco

A água de coco geladinha pode ser uma das melhores alternativas quando o assunto é um líquido saudável.

Além de ser muito saborosa, a bebida ainda é rica em sais minerais, funcionando como um perfeito hidratante e isotônico natural.

A água de coco pode ser consumida de diversas formas, mas é sempre bom dar opções para as versões naturais — nada de comprar o produto de caixinha! Então explore a criatividade e use a bebida nos seus chás, sucos detox e outras opções.

5. Água saborizada

Fazer uma água saborizada está na moda e pode ser um ótimo substituto para sucos de caixinha e refrigerantes. A ideia é simples: basta misturar o líquido com alguma fruta picada.

Com o passar do tempo, os sabores se misturam e você adquire uma bebida gostosa, mas que não tem açúcar. E o melhor é que não é necessário gastar muito: usando a fruta da estação, você economiza e sempre terá um sabor diferente para se hidratar.

Agora que você entende melhor como o excesso de açúcar pode ser prejudicial para a sua saúde, adote algumas dessas alternativas. A melhor iniciativa envolve manter o funcionamento do seu organismo em dia.

 

Lido 383 vezes Última modificação em Segunda, 13 Mai 2019 17:41

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