Especialidades



Clínica

O Hormonal conta com uma unidade sede que atende todos os convênios e particulares em Rio Verde e outras cidades vizinhas, além de temos várias unidades de coleta distribuídas estrategicamente, levando o laboratório para perto do nosso cliente. E como Laboratório de Apoio, atendemos diretamente cidades como Alto Araguaia, Santa Rita do Araguaia, Alto Taquari, Rondonópolis, Araguainha, Ribeirão Cascalheira, Porto Alegre do Norte, Mineiros, Santo Antonio da Barra, Caçu, Cachoeira Alta, Paranaiguara, Portelândia, Porteirão, Santa Helena, Aporé e Perolândia.



Podologia

Calos, calosidades, espessamento da planta do pé, verrugas, unhas encravadas e micoses. Difícil encontrar quem nunca teve um desses problemas nos pés e não ficou em dúvida sobre quem procurar para resolvê-los.

Muita gente não sabe, mas atualmente já existe um ramo de atividade definido para cuidar do bem-estar dos pés: a podologia.

O podólogo não é um médico, mas um profissional da área de saúde que trabalha regulamentado e supervisionado por uma portaria que determina procedimentos e normas técnicas. Em alguns países, é possível encontrar esse técnico em hospitais, clínicas e unidades ambulatoriais.



Segundo Orlando Madella Júnior, presidente da Associação Brasileira de Podólogos (ABP), a regulamentação ocorreu a partir do Decreto Lei 41.904, de junho de 1957, instituindo a podologia como uma atividade afim da Medicina.

Em agosto de 1993, a portaria número 11 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo consolidou a atividade, definindo normas técnicas e procedimentos para o podólogo.

Madella afirma que a muitas pessoas não dão importância aos pés, escondidos durante a maior parte do dia pelos calçados. O descuido pode agravar problemas como onicomicose (um mal infeccioso), fissuras, calos e até a perda de sensibilidade na extremidade dos dedos em decorrência da diabetes.

Para exercer a podologia, uma atividade ainda desconhecida, é obrigatório ter habilitação com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), assinar um termo de responsabilidade e possuir um alvará de funcionamento para o local onde ocorre o atendimento.

As dicas dos podólogos para manter os pés saudáveis são: lavá-los diariamente com água morna e sabonete neutro, secá-los delicadamente com uma toalha, evitar o uso de sapatos apertados e utilizar meias de algodão. Calos e calosidades nunca devem ser cortados e, sim, lixados após o banho.

Na hora de cortar as unhas, o ideal é deixá-las não muito curtas, com formato reto, sem retirar as laterais. Cremes com hidratante devem ser aplicados se a pele estiver seca. Se há excesso de transpiração, é adequado fazer uso dos polvilhos específicos para o pé.